Um decreto da Prefeitura de Pirenópolis endureceu ainda mais o acesso à cidade, determinando o uso de máscara por toda a população e fazendo cadastro, com hora marcada para sair, de entregadores quem precisarem entrar no município, que fica a 122 km de Goiânia. Turistas seguem proibidos. Já moradores que visitam outras cidades devem ficar de quarentena quando retornarem. As medidas são para evitar a propagação do coronavírus.
O documento, assinado na quarta-feira (15), aponta que apenas moradores fixos de Pirenópolis podem entrar no município. Os que possuem casa para férias, finais de semana ou fazendas e chácaras para lazer ficam proibidos, a não ser que comprovem urgência.
Nas entradas do município foram montados postos de fiscalização. Os moradores devem apresentar comprovantes de endereço, certidão de nascimento, título de eleitor ou até mesmo a certidão do imóvel para comprovar a residência fixa. Quem for pego vendendo comprovantes de endereço será multado em dez salários mínimos.
O decreto aponta ainda que os moradores “que vierem de outras cidades deverão ficar em quarentena, […] sendo que pessoas sintomáticas deverão obrigatoriamente ficar em isolamento”. Entregadores e prestadores de serviços essenciais precisam preencher um cadastro com hora marcada para ir embora. Todas as pessoas que entrarem no município deverão assinar um termo de responsabilidade.
“Tem que ter essa rigidez para ficar mais seguro para a gente”, disse o estudante Jefferson Camilo de Souza.
Restrições de acesso à cidade já estavam em vigor desde o primeiro decreto, publicado em março. Porém, muitos moradores estavam desrespeitando a norma e levando familiares e amigos para passar a quarentena no município.
O comércio segue fechado e o centro histórico, vazio. “É um jeito de a gente se prevenir. É uma tristeza muito grande ver essas ruas vazias. Agora, é o momento da cidade se unir até que isso passe”, disse o auxiliar de manutenção Marcos Vinícius da Costa.
Kommentare